Voltar para o Blog



Blog

Comissões agentes imobiliários


quinta-feira, 22 de dezembro de 2022


...


O mercado imobiliário é constituído por vários stakeholders, desde o universo de compradores não frequentes, investidores, fundos, mas como parceiros. a monetizam da sua atividade profissional através de comissões aos agentes imobiliários, numa breve análise ao mercado de mediação imobiliária demonstra como o tecido empresarial se associa muito à dimensão do mercado nacional, onde proliferam as micro e pequenas empresas embora já exista uma percentagem de 4% no mercado que são consideradas médias empresas.

Alguns concorrentes no mercado apesar de terem gestão independente operam através de modelos de negócio de franquia que impõem determinadas limitações para a realização do negócio.

Em Portugal, em 2021, dados do Banco de Portugal, quase 70% dos créditos habitação são de taxa variável indexada à EURIBOR de 12, 6 e 3 meses (embora menos comum), que parece um dado importante visto que a média da União Europeia se fixa nos 17%.

Por outro lado, hoje quase 60% dos portugueses habita em casa própria, sendo ainda um mercado mais robusto que o mercado de arrendamento que vem a sofrer diversas alterações ao seu regime jurídico nos últimos anos.

Podemos então considerar que a escolha de um agente imobiliário deve ser uma decisão bem ponderada e escolhida visto o custo associado às transacções de imóveis em Portugal serem bastante altas.

 

Quais as comissões agentes imobiliários praticadas?

A taxa fixa de referência em Portugal para o contrato de mediação imobiliária, encontra-se no valor de 5% com relação ao preço de venda, podendo encontrar empresas que realizam contratos com valores diversos, posicionando-se nos 2%,3%,4% e até 6% no caso da Sotheby’s.

Este é um valor que deve ter em consideração qual a contraproposta de valor do serviço prestado pela marca em causa, onde caso a mesma seja justificada, o mercado responde de uma forma consentânea, pois visto o mercado imobiliário em Portugal ser detido por proprietários que a venda da sua casa representa quase ou mesmo a totalidade do seu património, a confiança e transparência de determinado consultor ou imobiliária são fatores mais relevantes que uma possível poupança no futuro.

Como funciona a comissão imobiliária?

A comissão imobiliária será a única prestação a que o vendedor estará obrigado a prestar à agência imobiliária. Devendo a mesma estar identificada tanto no contrato de mediação como posteriormente no contrato de promessa compra e venda.

As comissões do agente são negociáveis?

Por conseguinte, dependendo da marca onde está a propor o serviço, as mesmas podem estar disponíveis para negociar a sua comissão, como outras por política interna, não realizam negociações da sua comissão.

Como os agentes imobiliários são pagos?

Existem várias formas de remuneração do agente imobiliário, mas deve sempre lembrar-se que está a contratar a prestação de um serviço, dessa forma, a outra parte contratante deve utilizar dos seus meios, realizando esforços no sentido de encontrar um potencial comprador.

A remuneração dos consultores será combinada entre o contratado com a agência como remuneração base e as comissões pela venda de imóveis, arrendamento de imóveis e em alguns casos angariações.

Onde por norma as agências dividem num ratio de 60-40 com os seus colaboradores, o valor das comissões das vendas de imóveis.

Quem paga a comissão do contrato de mediação imobiliária?

Quem paga a comissão ao agente imobiliário será o proprietário que contratou o serviço com o agente, sendo-lhe devida essa prestação originada pelo serviço de promoção e mediação do consultor imobiliário.

Quem paga a comissão do agente imobiliário?

No entanto, como na maior parte das vezes acontece, os consultores imobiliários estão integrados numa entidade patronal, dessa forma o pagamento deve ser realizado à entidade, que posteriormente deve realizar o pagamento ao consultor.

As parcerias de imobiliária para imobiliária são importantes ?

A atomicidade do mercado imobiliário demonstra que existe uma relação de custo benefício win-win, na realização de parcerias, uma clara mudança no mercado obrigou a ERA Portugal, a partir de 2020, a aceitar a realização de parcerias, coisa quase totalmente impossível no passado.

A possibilidade de aumentar o número de espaços onde o seu imóvel é exposto será benéfico para a venda do seu imóvel, embora possa ser menos aliciante para o consultor a venda de um imóvel em parceria, pois a divisão de comissão pode ser uma diferença de milhares de Euros.

Regime de exclusividade vs Regime Aberto

O regime de exclusividade como o nome indica, terá apenas de lidar com um agente imobiliário, assim tendo menos dores de cabeça, e negociando uma comissão justa para um valor do imóvel que seja consentâneo com ambas as partes, pois os agentes de imóveis que aceitem um preço proposto pelo proprietário totalmente fora do valor de mercado, não tendo como principal objetivo os corretores de imóveis, os venderem, mas aumentar a sua carteira de imóveis em exposição, algo que claramente se torna prejudicial para o vendedor.

Por outro lado os consultores que assinem um contrato de exclusividade devem demonstrar previamente o plano de serviço detalhado, em que portais e em quantos vai anunciar o imóvel, como realizar as devidas deslocações no interesse do seu cliente.

 

House Hunting e Buyer Agent – Agente de comprador

No caso de procurar uma casa para comprar pode contratar uma agência de imobiliária focada na parte do comprador de imóveis, onde o interessado ao firmar o contrato, inicia-se uma prospecção por imóveis consentâneos com uma panóplia de escolhas, gostos e preferências.

O agente tentará encontrar no mercado, propostas para aquisição para o seu cliente, sendo normal os clientes encontrarem-se ainda no estrangeiro, o consultor acaba por ser responsável pela visita ao imóvel, verificação de todas as licenças, e em caso de o cliente pretender, negociar o valor proposto pelo proprietário.

Existindo serviços que podem ser alvo de cobrança à parte de determinados atos, como as deslocações ao imóvel fora da zona geográfica, embora devam estar previstas no contrato firmado entre as partes.

 

Ver também:
Procuração venda de imóvel

Avaliação de imóveis online

Associação Portuguesa de Mediadores Imobiliários

Perguntas Frequentes


Devo optar por um regime de exclusividade ?

Deve optar pelo regime de exclusividade se entender que a proposta de valor oferecida pelo consultor imobiliário seja coincidente com as suas pretensões. Deve também relembrar que caso encontre um interessado no seu imóvel terá de realizar o pagamento da comissão mesmo que o agente imobiliário não seja responsável pela venda.




Qual a comisssão que geralmente é cobrada pelas agências imobiliárias ?

Por norma, a taxa cobrada pelo serviço realizado de mediação imobiliária, numa taxa de 2% a 6%, pelo valor de transaclão do imóvel.





Conteúdo



Veja mais