Realizar um requerimento para o pedido de certidão permanente é uma das formas para diligenciar o imóvel que esteja a pensar adquirir, requerer junto do registo predial, a certidão de determinado prédio urbano, prédio rústico ou prédio, como também o pode realizar apenas de uma fração autónoma como de um empreendimento no seu todo.
Onde existindo uma vontade de sucessivos governos e do Ministério da Justiça, de proceder ao registo de todos os prédios e cadastro geométrico de todos os prédios rústicos até então não formalmente titulados.
O que é a certidão permanente ?
A certidão permanente evidencia dentro de determinada fração temporal desde a constituição do direito de propriedade sob o imóvel, descrevendo os registos em vigor, registos pendentes, dados disponíveis relativamente a quaisquer ónus e encargos, ou se eventualmente foi alvo de promessa pública a terceiro por contrato promessa com eficácia real. Realizando-se também um descrição genérica do prédio, informação matricial, e os dados pessoais dos legitímos proprietários.
Não são porém descritos determinados encargos sobre o imóvel como um contrato de arrendamento que existam sobre o imóvel.
Posso requerer e consultar qualquer certidão permanente predial ?
A certidão permamente predial, pode ser pedida, por qualquer cidadão com interesse justificado na mesma, e podendo realizar o pedido online em formato digital, ou dirigir-se a qualquer conservatória do registo predial ou através de uma agência imobiliária.
As agências imóbiliárias podem também requerer para os seus clientes como prevenção no futuro negócio dado o lapso de tempo muitas vezes desde o ínicio das negociações até á conclusão do negócio.
Embora o pedido para consulta seja público, deve exisitir fundado interesse, pois não é permitida a consulta para criação de bases de dados.
Como se realiza o Pedido de Certidão Permanente ?
Para realizar um pedido de certidão permanente ou uma consulta ao registo predial basta identificar determinados dados abaixo descritos:
- Dados pessoais ou os dados da empresa que pretende realizar o pedido, e um endereço de email de contacto
- Identificar o imóvel corretamente – Morada, Código Postal e Localidade
- Adicionar o contribuinte e um número de telemóvel associado.
- Caso pretende apenas renovar uma certidão já caduca, deve preench
- Optando pela “Descrição em Ficha” ou “Informatizado”, será necessário número de ficha ou prédio que identifica o imóvel na conservatória do registo predial.
- Caso opte pela “Descrição em Livro”, será necessário número de descrição, presente no antigo sistema registal, mas também o número do próprio Livro e da folha onde está registado o imóvel.
- Na eventualidade de ser um apartamento em condomínio ou um edifício comercial será necessário que identifique a letra correspondente á fracção autónoma do prédio.
Ver também:
Documentos para venda de imóvel
Imóveis em venda pela Autoridade Tributária
Perguntas Frequentes
Como consultar a planta do imóvel ?
Para consultar a planta de um imóvel, basta requerer a junto da Câmara Municipal e terá acesso a todos os pormenores registados relativos ao imóvel em questão.
Como consultar a planta do imóvel online ?
Alguns munícipios já possuem plataformas para realizar consulta da planta de um imóvel online, basta requerer a junto do site ou plataforma da Câmara Municipal, em questão, e terá acesso a todos os pormenores registados relativos ao imóvel em questão.
Por exemplo em Cascais, pode requerer a planta de um imóvel e projectos aprovados aqui
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